Visitar Foz Côa no norte de Portugal

Visitar Foz Côa

O Vale do Côa é um lugar único pelo fato de possuir obras de arte ao ar livre que remontam à época do Paleolítico, há mais de 25.000 anos, passando pela Pré-História, Proto-História e História.

A colecção de arte rupestre que mais se destaca é a do Paleolítico Superior, que corresponde à primeira expressão artística da história da humanidade. Para quem procura ter momentos de calma e de deslumbre, Vila Nova de Foz Côa é o lugar ideal para visitar.

Além de toda a natureza envolvida, pelos maravilhosos montes e vales, traçados pelos rio Douro e Côa, esta localidade tem muito para oferecer. Visitar Foz Côa é então uma fantástica experiência histórica e cultural que nos leva atrás numa viagem no tempo.

Com a capacidade de oferecer várias ofertas turísticas, Foz Côa está inserida no Plano Estratégico Nacional do Turismo, existindo três ofertas principais: City Break, o Turismo de Natureza e o Turismo de Negócios e Gastronomia, respondendo à oferta desta região, repleta de locais de interesse a nível patrimonial, paisagístico, cultural e de hotelaria.

Com vastas culturas de vinha, esta região conhece a principal actividade económica, o vinho do Porto. Este vinho, é considerado um ex-libris desta localidade, sendo bastante exportado para todo o mundo. É impossível visitar o Vale do Côa sem provar os vinhos produzidos na região.

Para além do Parque Arqueológico do Vale do Côa (um dos sítios mais importantes de arte rupestre do mundo) e respectivo museu, dos rios Douro e Côa, aqui poderá fazer agro-turismo e visitar monumentos que remontam aos tempos da cultura castreja (desenvolvida pelos Celtas).

Com muitas ofertas turísticas, Foz Côa é sem dúvida um dos lugares mais interessantes a conhecer em Portugal, pois numa só viagem estamos na presença de um lugar com uma paisagem natural incrível, com um passado inacreditável e também bastante anfitriã. Uma autêntica viagem no tempo.

Informação importante:

  • O bilhete tem o preço único de 15€ por local e por pessoa
  • As visitas partem de sítios diferentes: Museu do Côa para a Canada do Inferno; Museu do Côa para a Ribeira de Piscos; Centro de Recepção da aldeia de Castelo Melhor para a Penascosa.
  • Mais Informações através do email visitas@arte-coa.pt

Não pode visitar os locais de arte rupestre por conta própria. Deve comparecer num dos três centros de visitantes do Parque Arqueológico com uma reserva feita com pelo menos uma semana de antecedência para conseguir um lugar no passeio de jipe para um dos locais. Essas visitas guiadas podem ser reservadas online.


Visitar o Vale do Côa


Parque Arqueológico


Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

Museu do Côa


Interior do Museu do Côa

Vila Nova de Foz Côa


A Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa situa-se no centro da vila

Castelo Numão


Castelo Numão em Foz Coa

Principais pontos de interesse


Vila Nova de Foz Côa

Parque Arqueológico de Foz Côa

  1. Museu do Côa
  2. Penascosa
  3. Ribeira de Piscos
  4. Canada do Inferno

Vila Nova de Foz Côa

  1. Miradouro Emílio dos Santos
  2. Igreja paroquial de Vila Nova de Foz Côa
  3. Capela de Santo António
  4. Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa
  5. Torre do Relógio
  6. Capela de Nossa Senhora da Conceição
  7. Edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa

Nas próximidades

  1. Castelo Numão
  2. Almeida
  3. Trancoso
  4. Castelo Melhor
  5. Pinhão
  6. Mirandela
  7. Figueira de Castelo Rodrigo
  8. Sabrosa
  9. Mogadouro
  10. Tabuaço

Mapa


Navegue no mapa e vá explorando os locais clicando nos marcadores azuis.


Visitar Foz Côa


Parque Arqueológico de Foz Côa


O Parque Arqueológico de Foz Côa é sem dúvida o cartão de visita, pois com o selo da UNESCO, de Património da Humanidade, evidencia o quão maravilhoso é estar perante a cinco dezenas de núcleos de arte rupestre, desde o Paleolítico, mas também do Neolítico e Calcolítico, Idade do Ferro e dos séculos XVII ao XX, ao longo de uma extensão de 17 Km.


Festa da Amendoeira em Flor


A Festa da Amendoeira em Flor é uma altura bastante interessante para visitar Foz Côa, é na segunda semana de Fevereiro, quando as amendoeiras estão todas em flor. Conhecida como a capital da amendoeira, esta cidade promove um evento “Natureza em Festa – Quinzena das Amendoeiras”, aquando as ruas se enchem de pessoas, de música e animação.


Vila Nova de Foz Côa


Vila Nova de Foz Côa ou mais conhecida meramente por Foz Côa, é uma cidade situada no Distrito da Guarda, no Norte de Portugal, local onde podemos viver momentos únicos em Portugal e até no mundo. Este lugar ganhou fama a partir do momento em que o arqueólogo Dr. Nelson Rebanda descobriu em 1995 um conjunto de pinturas rupestres que remontam ao Paleolítico, tal como às eras do Neolítico até à Idade do Ferro, as quais vieram mudar para sempre o quotidiano deste território.

A Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa situa-se no centro da vila
A Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa situa-se no centro da vila

Museu do Côa



Castelos


Os Castelos são os monumentos de maior importância, representando tempos completamente distintos, sendo possível analisar reais diferenças entre eles.

  • O Castelo Maior, foi erigido no século X durante o período Leonês. Conta com uma planta quase circular, acompanhando a coroa de rei plantada num cabeço de terra.
  • O Castelo Velho, para além de ter interesse arqueológico, é utilizado maioritariamente pelos visitantes como um miradouro e daqui é possível desfrutar de uma vista panorâmica de nos tirar o fôlego.
  • O Castelo Numão, alvo de muitos ataques mouros e de planta bastante irregular. Repare na Igreja de Santa Maria no seu interior, que apesar de estar em ruínas, ainda podemos ver o estilo românico na sua construção.
Castelo Numão em Foz Coa
Castelo Numão em Foz Coa

Outros sites úteis


  1. http://www.arte-coa.pt/ » Site do Museu do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, tem como fins principais a protecção, conservação, investigação, e divulgação da Arte Rupestre, classificada Património Mundial – UNESCO 1998, e demais património arqueológico, paisagístico, cultural e natural, na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
  2. http://www.cm-fozcoa.pt » site informativo sobre o concelho e as actividades e notícias da Câmara Municipal de Foz Côa.
  3. https://pt.wikipedia.org/ » Wikipédia – Enciclopédia Livre.
  4. http://microsites.juventude.gov.pt/ » site da Pousada da Juventude onde poderá consultar os preços, contactos e realizar reservas.
  5. http://www.viamichelin.pt/ » Através da ViaMichelin, poderá consultar os mapas e trajectos se escolher fazer a sua viagem através do seu carro.
  6. http://www.guiadacidade.pt/ » Este site de promoção turística oferece-nos um resumo do que poderá encontrar em Foz Côa.


Alojamento em Foz Côa


Booking.com
Alojamento em Foz Coa