✅ Para quem procura ter momentos de calma e de deslumbre, Vila Nova de Foz Côa é o lugar ideal para visitar.

ℹ️ Para além de toda a natureza envolvida, pelos maravilhosos montes e vales, traçados pelos rio Douro e Côa, esta localidade tem muito para oferecer a quem a visita.

Guia oficial explicando as gravuras rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa

Guia oficial explicando as gravuras rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa

✅ O Parque Arqueológico de Foz Côa é sem dúvida o cartão de visita, pois com o selo da UNESCO, de Património da Humanidade, evidencia o quão maravilhoso é estar perante a cinco dezenas de núcleos de arte rupestre, desde o Paleolítico, mas também do Neolítico e Calcolítico, Idade do Ferro e dos séculos XVII ao XX, ao longo de uma extensão de 17 Km.

Interior do Museu do Côa

Interior do Museu do Côa

ℹ️ Com vastas culturas de vinha, conhecemos a principal actividade económica, o vinho do Porto. Este vinho, é considerado um ex-libris desta localidade, sendo bastante exportado para todo o mundo. Uma altura bastante interessante para visitar Foz Côa, é na segunda semana de Fevereiro, quando as amendoeiras estão todas em flor. Conhecida como a capital da amendoeira, esta cidade promove um evento “Natureza em Festa – Quinzena das Amendoeiras”, aquando as ruas se enchem de pessoas, de música e animação.

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

✅ Com a capacidade de oferecer várias ofertas turísticas, Foz Côa está inserida no Plano Estratégico Nacional do Turismo, existindo três ofertas principais: City Break, o Turismo de Natureza e o Turismo de Negócios e Gastronomia, respondendo à oferta desta região, repleta de locais de interesse a nível patrimonial, paisagístico, cultural e de hotelaria.

ℹ️ Para além do Parque Arqueológico do Vale do Côa (um dos sítios mais importantes de arte rupestre do mundo) e respectivo museu, dos rios Douro e Côa, aqui poderá fazer agro-turismo e visitar monumentos que remontam aos tempos da cultura castreja (desenvolvida pelos Celtas).

Fachada do Museu do Côa - Município de Vila Nova de Foz Côa

Fachada do Museu do Côa – Município de Vila Nova de Foz Côa

Interior do Museu do Côa

Interior do Museu do Côa

✅ Os Castelos são os monumentos de maior importância, representando tempos completamente distintos, sendo possível analisar reais diferenças entre eles. O Castelo Maior, foi erigido no século X durante o período Leonês. Conta com uma planta quase circular, acompanhando a coroa de rei plantada num cabeço de terra. O monumental Castelo Velho, para além de ter interesse arqueológico, é utilizado maioritariamente pelos visitantes como um miradouro e daqui é possível desfrutar de uma vista panorâmica de nos tirar o fôlego.

ℹ️ Conheça também o primitivo castelo Numão, alvo de muitos ataques mouros e de planta bastante irregular. Repare na Igreja de Santa Maria no seu interior, que apesar de estar em ruínas, ainda podemos ver o estilo românico na sua construção.

✅ Com muitas ofertas turísticas, Foz Côa é sem dúvida um dos lugares mais interessantes a conhecer em Portugal, pois numa só viagem estamos na presença de um lugar com uma paisagem natural incrível, com um passado inacreditável e também bastante anfitriã. Uma autêntica viagem no tempo.

🔗 Outros sites sobre Foz Côa

http://www.arte-coa.pt/

site do Museu do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, tem como fins principais a protecção, conservação, investigação, e divulgação da Arte Rupestre, classificada Património Mundial – UNESCO 1998, e demais património arqueológico, paisagístico, cultural e natural, na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa.


http://www.cm-fozcoa.pt

site informativo sobre o concelho e as actividades e notícias da Câmara Municipal de Foz Côa.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Nova_de_Foz_Coa

Wikipédia – Enciclopédia Livre.


http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/PFoz_Coa.htm

site da Pousada da Juventude onde poderá consultar os preços, contactos e realizar reservas.


http://www.viamichelin.pt/web/Mapas-plantas/Mapa_planta-Vila_Nova_de_Foz_Coa-5150-Guarda-Portugal?strLocid=31NDF5eTkxMDhOREV1TURnemNMVGN1TVRNME5qST0=

Através da ViaMichelin, poderá consultar os mapas e trajectos se escolher fazer a sua viagem através do seu carro.


http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-vila-nova-de-foz-coa-15261

Este site de promoção turística oferece-nos um resumo do que poderá encontrar em Foz Côa.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter