✅ Desde o mais antigo período da história da espécie humana, há cerca de 24 mil anos atrás, que o Homem se estabeleceu no Vale de Foz Côa.

ℹ️ A presença do Homem durante este período, no Paleolítico, demonstra a importância deste lugar ao nível da sobrevivência, pois é um território com terras bastante férteis e repleto de recursos essenciais ao ser humano, tendo a geografia perfeita para comunidades humanas se estabelecerem aqui. Este lugar deu resposta à busca de matéria-primas necessárias para o fixamento do Homem.

Interior do Museu do Côa

Interior do Museu do Côa

✅ Com a arqueologia, podemos compreender melhor as vivências dos nossos antepassados; através dos esqueletos encontrados, utensílios utilizados para a caça, pesca etc, e claro, a mais valiosa descoberta presente neste vale, as pinturas rupestres. Para além das pinturas, encontramos outras técnicas artísticas: a gravura e o baixo-relevo, conjunto que se traduz das maiores descobertas arqueológicas do nosso país, representando o maior museu de céu aberto do mundo, no que toca a este tipo de expressão artística.

ℹ️ Desde as suas descobertas, Vila Nova de Foz Côa foi contemplada pela Unesco como Património da Humanidade, ano que foi criado o Parque Arqueológico de Foz Côa, visitado por milhares de pessoas por ano. Nestas pinturas podemos encontrar animais herbívoros (cavalos, bisontes, veados, cabras), mas também animais extintos, como os mamutes, auroques ou rinocerontes lanudos.

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

✅ Tendo sido um lugar importante, tanto no Neolítico até à Idade do Ferro, existem vestígios da fixação dos Celtas que aqui se estabeleceram desenvolvendo a cultura castreja. Outro povo que aproveitou este paraíso foi a civilização Romana. A partir do século XIII, Foz Côa recebeu sempre o total reconhecimento por parte da realeza portuguesa.

ℹ️ O primeiro foral por concedido por D. Dinis em 1299, renovando-o mais tarde em 1314, recebendo também, um terceiro foral, por D. Manuel I, em 1514. A presença deste último rei na região é visível na arquitectura da fachada da Igreja Matriz, de estilo manuelino.

Fachada da Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa

Fachada da Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa

✅ Vila Nova de Foz Côa elevou-se a cidade desde o ano de 1997, município conhecido no mundo inteiro devido à sua beleza natural única, contemplado pelo património artístico-cultural, um verdadeiro privilégio de existir no nosso país.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter