✅ Vila Nova de Foz Côa é uma cidade portuguesa situada na Região Norte de Portugal e na sub-região do Douro, mais propriamente no Distrito da Guarda. Devido a uma falha nas placas tectónicas, a falha de Vilarica, a geomorfologia desta região é caracteriza por xisto de cor escura, e por vezes listrados.

Centro de Vila Nova de Foz Côa

Centro de Vila Nova de Foz Côa

ℹ️ Apesar de apresentar uma paisagem granítica, é recheada de xisto, o qual presenteia a esta zona do país com um estilo arquitectónico único onde as casas são construídas por esta rocha (apesar de ter tendência a desaparecer e existir um enorme esforço para manter este traço arquitectónico presentes nos dias de hoje).

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

✅ O Vale de Foz Côa apresenta encostas de painéis verticais de xisto, ao logo do Rio Côa, ilustrando uma paisagem de tirar o fôlego. As praias fluviais no tempo de calor atraem muitos visitantes, para quem gosta de fazer banhos de sol no meio de uma imponente natureza.

ℹ️ O clima em Foz Côa é caracterizado por um clima mediterrâneo sub-continental, onde a temperatura é de extremos, o Verão apresenta-se bastante quente e seco e no Inverno, chega por vezes a atingir -10º. Chove imenso no Outono/Inverno e no Verão o rio chega mesmo a secar.

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

Paisagem do Rio Coa no Norte de Portugal

✅ O Rio Côa nasce na Serra das Mesas (fazendo fronteira com a Serra Malcata – Concelho do Sabugal) e desagua no Rio Douro. É considerado um rio pouco poluído, apresentando uma água bastante límpida e pura, bastante povoado pela truta e a arisca que adoram as suas águas travessas.

ℹ️ O Rio Douro, conta com o comprimento de 927 Km, e tem este nome pois sempre foi denominado como um rio cheio de recursos essenciais ao homem ou, numa só palavra “d’ouro”, o qual nasce em Espanha na Serra de Urbion e entra em território nacional por Miranda do Douro. É a casa onde acolhe a paisagem vinícola mais importante do país, resultando no famoso vinho do Porto.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter